As primeiras sessões ordinárias de 2016

As primeiras sessões ordinárias de 2016

20/03/2016 0 Por Tieza Vereadora

A 1ª Sessão

O ano legislativo começa hoje, dia 1º de fevereiro. No Grande Expediente, após leitura das correspondências, a inquietação com o futuro dos trailers instalados em áreas públicas entrou na pauta. Tieza levantou a preocupação com o papel da Prefeitura frente ao assunto, tendo em vista que o Ministério Público deu prazo para que o problema fosse resolvido, inclusive com o aval da Câmara; e sugeriu ao líder do Governo que informasse aos vereadores, como está o processo de adequação à lei aprovada recentemente.

Pedindo desculpas à família, porque não soube do falecimento, a vereadora pronunciou-se no Voto de Pesar da Sra. Fusae Taguchi Nakamura, antiga empresária na cidade e cujo estabelecimento é vizinho da Câmara.  A parlamentar pronunciou-se também nos Votos de Aplauso ao maestro Areobaldo Monfredini e à Orquestra Jovem de Repertório Livre de Araçatuba; e manifestou sua alegria e gratidão ao Sr. Agnaldo Cardoso, atleta campeão dos JORI – Jogos Regionais do Idoso, que muito bem tem representado o município com a conquista dos primeiros lugares nas competições esportivas da Melhor Idade.

Hospital da Mulher

Antes de adentrar ao Pequeno Expediente, a Sessão foi transformada em informal para um rápido debate sobre o Hospital da Mulher.  “Aquele local estava completamente negligenciado pela Administração e isso é muito dramático. Depois do anúncio do fechamento, pelo prefeito, formou-se um grupo de técnicos que está trabalhando para fazer um diagnóstico e verificar onde há coisas sobrando e coisas faltando.

Com apoio, esse hospital pode se transformar numa referência regional para atender as demandas das mulheres na área da saúde”, disse a vereadora. E completou afirmando que, mesmo não integrando a Comissão Permanente de Saúde da Câmara, faz questão de estar presente nas reuniões para acompanhar, de perto, as ações que vem sendo realizadas.

Pequeno Expediente

Usando o tempo de 15 minutos que lhe é reservado no Pequeno Expediente , Tieza saudou o ano legislativo que se inicia, falando sobre dificuldades e esperanças, oportunidades e sabedoria. Em relação aos temas tratados, discorreu um pouco sobre as preocupações com o desejo desta Administração, em transformar Araçatuba em Capital do Lixo e alertou para os perigos de se instalar uma área de transbordo na Prata.

O comentário sobre um acidente com uma criança de 12 anos, na obra paralisada no Jardim Atlântico (PEC 3000) trouxe de volta o tema; para a parlamentar a prefeitura precisa tomar providências para evitar novos acidentes e prejuízos.

No mesmo sentido Tieza cobrou obras no canal da 2 de dezembro, que já tem representação no Ministério Público; a revitalização das praças, lembrando que na praça Independência ocorreu a limpeza; reclamou do atendimento telefônico da prefeitura que está péssimo; citou algumas ruas onde o asfalto – e os buracos – estão deixando o trânsito na cidade em situação de alto risco; e finalizou cumprimentando os torcedores da antiga AEA, que fizeram uma bonita homenagem aos jogadores do time, na década de 1970.

Ordem do Dia

Dos nove itens previstos na Ordem do Dia, apenas cinco foram discutidos, sendo quatro aprovados e um, de autoria da vereadora Tieza, adiado por uma sessão.  Esse projeto que foi adiado dispunha sobre a obrigatoriedade das novas construções públicas e privadas de uso coletivo, garantirem a acessibilidade de pessoas com problemas de mobilidade, como os cadeirantes, pela entrada principal do prédio, pondo fim aos casos de dificuldades e constrangimentos pelos quais as pessoas com deficiência costumam passar quando se dirigem a esse tipo de estabelecimento.  O projeto foi retirado para tornar o texto ainda mais claro.

 

Primeira sessão ordinária de 2016


A 2ª Sessão, realizada em 10 de fevereiro

Destaques:

A vereadora Tieza faz a leitura do Relatório Final da Comissão Especial (Resolução 8.163/14) constituída para “levantar, verificar e analisar as condições do Zoológico Municipal” e lamenta as dificuldades que teve para trabalhar nessa comissão visto que era formada com membros da bancada do prefeito, que não compareceram às reuniões agendadas. Mesmo assim a parlamentar reuniu vários documentos e apresentou propostas, dentre elas a de realização de uma Audiência Pública para decidir o destino do zoológico.

Pronuncia-se nos Votos de Pesar pelo falecimento de Olavo Agostinho e de Cláudio Matheus Coelho; e participa das discussões dos Requerimentos que solicitam informações oficiais acerca do antigo prédio da Cospuma.

Na Ordem do Dia, Tieza debateu a matéria que dizia respeito ao Estacionamento Rotativo, que tem causado incalculáveis transtornos em nossa cidade.


A 3ª Sessão, realizada em 15 de fevereiro

Destaques:

Nos Requerimentos de Informações Oficiais, a vereadora Tieza discute o de sua autoria, que reitera pedido de informações sobre os imóveis locados pela prefeitura, que não fora respondido a contento, e manifesta-se no que solicita cópia do contrato com empresa para realização de projeto esportivo relacionado a campos de futebol.

Na Ordem do Dia, as discussões sobre o recurso relacionado ao Estacionamento Rotativo voltaram à pauta, tendo sido expressiva a participação dessa parlamentar no debate tendo em vista as inúmeras reclamações que recebe sobre problemas envolvendo a Arapark.

 

Terceira sessão ordinária de 2016


4ª Sessão, realizada em 22 de fevereiro

Destaques:

A sessão é interrompida para que usem a tribuna Jairo Manarelli e Gilberto Manarelli, representantes do bairro Água Limpa que estão enfrentando muitas dificuldades em razão da queda da ponte sobre o Córrego Traitu na Vicinal “Nametala Rezek”.

A vereadora Tieza se manifesta no Voto de Aplauso aos Padres Gildásio e Luigi, do Unisalesiano, pela inauguração de novos espaços físicos naquela universidade.

Na Ordem do Dia, a vereadora Tieza teve aprovado o seu recurso para que possa tramitar projeto de lei de sua autoria, que propõe alterações no contrato para exploração do Estacionamento Rotativo pela Arapark.


5ª Sessão, realizada em 29 de fevereiro

Destaques:

A vereadora Tieza, votou contra a deliberação de projeto de autoria do Executivo que instituía as Olimpíadas Estudantis, por entender ser desnecessário instituir uma Lei para a realização de tal atividade. Para a parlamentar tratava-se de projeto de cunho eleitoreiro.

Durante a apreciação dos votos de aplauso, Tieza apresentou o que homenageava o atleta e atual treinador da seleção brasileira feminina de atletismo, Katsuhico Nakaya (o Katito), que teve atuação brilhante nos anos 70 e 80 em nossa cidade, e pronunciou-se no que enaltecia a solenidade de posse da nova diretoria da 28ª Sessão da OAB – Araçatuba.

Também manifestou-se no requerimento que homenageava os organizadores do 1º Araçatuba Rodeo Bull’s e no que fazia referência ao gesto solidário dos membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que doaram dezenas de cadeiras de rodas.

Hospital da Mulher

A vereadora Tieza também usou da palavra na tribuna do plenário para esclarecimentos sobre o processo de elaboração da proposta para manutenção do Hospital da Mulher. Tieza participou, juntamente com o presidente da Comissão de Saúde da Câmara, do Grupo de Trabalho que analisou as condições atuais do hospital e propôs soluções para o seu não fechamento, anunciado em dezembro do ano passado pelo prefeito.

Requerimentos de informações oficiais

Apreciados em globo e posteriormente votados também da mesma forma, alguns requerimentos de informações oficiais foram discutidos pela vereadora Tieza, entre eles o que pedia ao Executivo, esclarecimentos sobre os pneus inservíveis (Tieza é autora de projeto de Lei nesse sentido); sobre as péssimas condições do asfalto no Jardim Atlântico, assunto que já foi tratado por ela, em diversas ocasiões.

Quinta sessão ordinária de 2016

 

Fotos: AG Cardoso/Câmara