tiezaTieza é o apelido de infância de Maria Teresa Assis Lemos Marques de Oliveira, a sétima de 11 irmãos. Nascida em Araçatuba, aos 3 de outubro de 1956, estudou no IE Manoel Bento da Cruz e na adolescência participou intensamente de atividades esportivas e estudantis. Formou-se em Serviço Social e é Especialista em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes, Mediadora do Programa de Enriquecimento Instrumental e Aprendiz da Universidade Internacional da Paz; também é jornalista e radialista.

Casada com o cirurgião dentista Lupércio Marques de Oliveira Júnior, é mãe de três filhos. Funcionária Pública Estadual, trabalhou por muitos anos na Secretaria de Estado da Assistência Social e aposentou-se em outubro de 2009, no PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador de Araçatuba, onde atuava na captação de vagas nas empresas.

Como assistente social, prestou assessoria a Prefeituras, Entidades Sociais e Associações Comunitárias e teve atuação destacada no processo de elaboração de leis, que transformaram a assistência social em direito social, dentre elas o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente e a LOAS – Lei Orgânica da Assistência Social; também colaborou na elaboração de Planos Diretores. Participou como membro e orientou a instalação de vários Conselhos Municipais em Araçatuba e Região. Desempenhou papel importante na criação de entidades e de projetos como o CTDA – Centro de Triagem e Diagnóstico de Araçatuba, Grupo Amigos da Terceira Idade, Grupos de Ação Comunitária do Jd Rosele, Alvorada e Taveira e o Sítio Escola. Proferiu inúmeras palestras e treinamentos acerca de temas como relacionamento familiar, educação de filhos, organização e mobilização comunitária, atendimento ao público, atuação em programas sociais, elaboração de planos, programas e projetos, criação de entidades e associações, empregabilidade e outros. É autora da letra e música do hino oficial da AEA – Associação Esportiva Araçatuba e autora do livro educativo de combate ao desperdício “Mariana Bagunça e o Anjo Gabriel”. Participa de grupo de voluntárias ligado ao apoio às gestantes e recuperação de moradias e de movimento ligado à Igreja Católica.

É vereadora de terceiro mandato pelo PSDB, sendo reeleita com 2.555 votos nas eleições de 2016; integra a Executiva do Diretório Municipal do PSDB de Araçatuba; é a representante das Mulheres na Coordenadoria Regional do PSDB; representante do Legislativo no Secretariado Estadual de Mulheres do PSDB/São Paulo; presidente do Secretariado Municipal de Mulheres do PSDB de Araçatuba; e membro do Conselho Político do Secretariado de Vereadores do PSDB/São Paulo