Luta contra o câncer de mama: Outubro Rosa

Luta contra o câncer de mama: Outubro Rosa

02/10/2013 0 Por Tieza Vereadora
Fonte: site transanet

Fonte: site transanet

Em 3 de maio deste ano, foi aprovada a Lei 7.531 que instituiu a Semana de luta Contra o Câncer de Mama. O projeto, de autoria do vereador Batata, propunha a semana em novembro, mas uma emenda da vereadora Tieza alterou a comemoração para o mês de outubro, para que o município entrasse na corrente internacional do Outubro Rosa, um movimento que teve início nos Estados Unidos em 1990, e acabou ganhando repercussão no mundo todo. Neste mês de outubro, monumentos e prédios importantes de várias cidades do Brasil e do mundo, ficam iluminados de rosa pink, cor símbolo da campanha.

Também é costume distribuir lacinhos rosa pink, que devem ser usados por mulheres e homens, porque a prevenção do câncer de mama, não deve estar apenas nas atitudes das mulheres mas também na fala dos homens. Para a vereadora Tieza, “eles – os homens – têm papel importante no convencimento de suas esposas, mães, filhas, irmãs e todas as mulheres que eles queiram bem, para que elas estejam sempre atentas às medidas preventivas como o autoexame e a visita regular a(o) ginecologista. É sabido que o câncer de mama é uma doença facilmente curável quando diagnosticada bem no comecinho, daí a importância da prevenção.”

A vereadora Tieza participa da campanha com várias ações de sensibilização da comunidade, entre elas, a colocação do lacinho símbolo da campanha na porta de seu gabinete e a organização de uma palestra com a ginecologista, Dra. Margarete Assis Lemos, na próxima quarta-feira, dia 2 de outubro, às 18h, na sede do diretório municipal do PSDB, quando acontece a reunião mensal do Secretariado Municipal de Mulheres do PSDB. A parlamentar é presidente do PSDB Mulher / Araçatuba e representante das vereadoras no PSDB Mulher do Estado de São Paulo.

Foto: Google Imagens

Foto: Google Imagens