Última semana de maio marcada por participação em eventos

Última semana de maio marcada por participação em eventos

01/06/2014 1 Por Tieza Vereadora

Durante a última semana do mês de maio, a vereadora Tieza participou de reuniões e vários eventos, e pouco conseguiu “andar pela cidade”, como costuma fazer quase todos os dias. A visita aos bairros ficou mais por conta de sua assessoria nesse período.

Empenhada em ajudar os moradores dos bairros Turrini, Villela, São Rafael e adjacências, a resolver o problema da infestação de taboa no Córrego dos Espanhóis, que a partir de outubro começa a liberar uma espécie de paina, que causa inúmeros transtornos às pessoas da região, Tieza e Moisés (representando a população afetada) estiveram na terça-feira (27), em Birigui, com o Engº Lupércio Ziroldo Antônio, diretor regional do DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica. Eles queriam saber se haveria algum prejuízo ambiental a retirada da taboa. O DAEE é a entidade gestora dos recursos hídricos no estado de São Paulo e a quem cabe, entre outras tarefas, licenciar ações que interferem em cursos d’água. Saíram de lá bastante satisfeitos com a atenção e com as orientações que receberam: “se a prefeitura quiser pode retirar a taboa sem qualquer problema. É lógico que a prefeitura ou alguma empresa precisará apresentar projeto mas, de nossa parte, cumprindo as exigências protocolares, não vejo problema algum. Aliás, onde a taboa foi retirada, os moradores ficaram felizes com o resultado porque o lugar se transformou em belíssimo espaço de lazer para a população”.

AP Res Sólidos - 27.5.14 Foto: Angelo Cardoso / Câmara

AP Res Sólidos – 27.5.14 Foto: Angelo Cardoso / Câmara

Na tarde da mesma terça (27), na Câmara Municipal, Tieza participou da Audiência Pública sobre o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e, como vem fazendo deste o final do ano passado quando teve início o processo de construção desse importante instrumento para o município, fez várias observações, sugestões e declarou sua tranquilidade quanto à possibilidade de estar descartada a ideia do aterro regional. “Eles retiraram do texto a parte que fazia referência ao Centro de Guatapará. Esperamos que fique assim pois Araçatuba não quer esse empreendimento”, afirmou ela. O engenheiro responsável pela elaboração do Plano referiu-se à vereadora Tieza como a “vereadora símbolo do Plano”, pela participação dela em todas as ocasiões em que o trabalho foi aberto à população.

F. Ciência, Tecn. e Inovação - 28.5.14 Foto: Angelo Cardoso / Câmara

F. Ciência, Tecn. e Inovação – 28.5.14 Foto: Angelo Cardoso / Câmara

 Na manhã seguinte (28), a parlamentar participou do I Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação, promovido pela Câmara, que reuniu diversas entidades do setor produtivo e de serviços. Única vereadora presente ao evento até o seu final, permaneceu atenta às palestras e ficou impressionada com o conteúdo transmitido pela Profª Dra. Solange Mata Machado, da Imaginar Solutions, empresa de consultoria em inovação de negócios. Para a vereadora, “o Seminário foi um convite a pensarmos diferente sobre os processos de produção. Quanta novidade está à nossa disposição; se não estivermos atentos ficaremos para trás muito rapidamente”. E completou: “Estamos vivendo o tempo em que o impossível tornou-se possível e o impensável desfila tranquilamente diante de nossos olhos!”

Na quinta-feira (29), o dia começou com a Audiência Pública de prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2014, da Secretaria Municipal de Saúde. A vereadora Tieza questionou o Secretário sobre a diminuição de ações relacionadas ao atendimento dos animais que, segundo informaram, teve redução porque funcionários precisaram ser deslocados para o combate à dengue. Quanto ao laudo da Vigilância Sanitária para o Estádio Municipal “Adhemar de Barros”, também questionado pela vereadora, o responsável pela pasta disse que irá encontrar o documento e enviará cópia à parlamentar.

AP Saúde - 29.5.14 - Foto: Angelo Cardoso / Câmara

AP Saúde – 29.5.14 – Foto: Angelo Cardoso / Câmara

Na tarde dessa mesma quinta-feira, a vereadora Tieza foi conferir a reforma da Praça Rui Barbosa. Foi recebida pela arquiteta paisagista da empresa responsável pela construção; reiterou sua indignação com os banheiros subterrâneos; checou as mudanças feitas na vala de circulação de ar, ao lado dos sanitários que, da forma como fora concebida, causava insegurança; gostou da atenção que vem sendo dispensada às obras do jardim japonês, que mantém a proposta original; questionou o piso que, segundo a profissional ainda receberá o rejunte; fotografou e disse que tomará as providências em relação ao acabamento da lombofaixa que liga a praça ao calçadão que, na opinião da parlamentar, expõe os pedestres a risco; e deixou a praça com a promessa de que as obras estarão finalizadas dentro de 15 dias.

Na noite dessa quinta-feira, a vereadora marcou presença na Catedral Nossa Senhora Aparecida, na celebração dos 20 anos da Diocese em Araçatuba; e no sábado (31) foi prestigiar a tradicional Quermesse na Prata, acompanhada pelo marido Lupércio, assessores e amigos.

GabVerTieza - Quermesse Prata - 31.5.14

GabVerTieza – Quermesse Prata – 31.5.14

E o mês de junho também promete bom movimento. No primeiro dia, domingo, pela manhã, atendendo ao convite do organizador da Copa Folha da Região, o jornalista Carlos Alberto Tilim, há 19 anos à frente dessa importante competição esportiva, Tieza compareceu na conhecida chácara Recreio Esportivo Lalo-Mael, para a final, quando disputaram a bonita taça de 2014, os times da Colorvisão e o XV de Novembro-Thiox Calçados-Noval Transportes, de Birigui, que venceu a partida pelo placar de 1 x 0. Recebida com grande simpatia pelos organizadores e público, Tieza foi convidada a participar da solenidade de abertura e também da entrega de troféu ao melhor jogador do campeonato e medalha aos campeões. A vereadora Tieza gosta muito de futebol, e é a única mulher autora de hino de time de futebol no Brasil: o Hino da AEA.

Copa Folha - Campeão - 1.6.14

Copa Folha – Campeão – 1.6.14

Copa Folha - Batata, Petito (FR) e Papinha - 1.6.14

Copa Folha – Batata, Petito (FR) e Papinha – 1.6.14

Copa Folha - Vitalino (repr. Dilador) - 1.6.14

Copa Folha – Vitalino (repr. Dilador) – 1.6.14

Copa Folha - Melhor Jogador - 1.6.14

Copa Folha – Melhor Jogador – 1.6.14