Tieza visita o Caica e confere obra na UBS Maria Tereza de Andrade

Tieza visita o Caica e confere obra na UBS Maria Tereza de Andrade

11/11/2011 0 Por Tieza Vereadora

Ao longo de seu mandado, a vereadora Tieza tem visitado as unidades prestadoras de serviços da Prefeitura. No dia de ontem, foi a vez do CAICA – Centro de Atenção à Criança a ao Adolescente “Melchiades Benez”, visto que algumas pessoas haviam procurado a vereadora para reclamar dos problemas que aquela unidade vem enfrentando, desde que precisou abrigar o atendimento da UBS “Maria Teresa de Andrade”, em reforma.

Logo na entrada do prédio, um elevado número de pessoas adultas se misturava às crianças que aguardavam atendimento, fato que surpreendeu os parlamentares e já comprovou a procedência das reclamações apresentadas à vereadora. Segundo uma usuária, naquele horário (por volta de 10h), ainda estava tranqüilo; o pior é logo cedo, em torno de 7 da manhã.

Sendo o CAICA um centro de atendimento específico a crianças e adolescentes, salta aos olhos as adaptações feitas para abrigar a UBS, como por exemplo, uma mesa no corredor para agendamento de pacientes; um armário servindo como divisória na sala da ginecologista; computadores, móveis e outros equipamentos guardados em salas de reunião; outros materiais, móveis e utensílios em banheiros e em outras salas; medicamentos sendo organizados em local inadequado; enfim, vários problemas que acabam comprometendo tanto a rotina do CAICA como a dinâmica da UBS.

A vereadora compreende que, em certas ocasiões, sacrifícios precisam ser feitos mas, neste caso, o prazo para conclusão da reforma da UBS “Maria Teresa”, estimado pela Prefeitura para final de agosto, já expirou, o que denuncia novos problemas de prazo e de planejamento, que vão se tornando cada vez mais comuns nesta administração.

A limpeza e o cuidado com a parte física do CAICA, especialmente cozinha e banheiros, agradaram os parlamentares que elogiaram os funcionários responsáveis por esse serviço, mas, infelizmente, o que inquietava o vereador Joel Platibanda foi confirmado: uma grande quantidade de sacos de cimento num dos banheiros, muitos deles com o prazo de validade vencido, exibiam o descaso e a falta de responsabilidade com o dinheiro público. Indignados com o que presenciaram a partir de denúncia feita ao vereador Joel Platibanda, os dois vereadores devem tomar providências. Alguns pedidos feitos por funcionários do CAICA como ar condicionado e médicos psiquiatras para aperfeiçoar o atendimento, serão encaminhados à Prefeitura pela vereadora Tieza, que conhece bem o trabalho realizado pelo Centro por ter atuado na área.

UBS Maria Tereza de Andrade

Após sair do CAICA, a vereadora Tieza foi conferir as condições da UBS Maria Tereza de Andrade. A parlamentar indignou-se ao ver aquele prédio praticamente pronto, ainda fechado, os muros pichados e o mato tomando conta de tudo. A impressão que se tem “é que a reforma está concluída, mas o prédio foi abandonado pela Prefeitura”. Segundo vizinhos, nos últimos dias, vândalos entraram no local mas ninguém soube dizer se causaram prejuízo.

Preocupada, a vereadora Tieza, que vem acompanhando essa reforma desde o início, irá questionar o prefeito Cido Sério sobre as razões da demora, sobretudo porque a previsão da Prefeitura, manifestada na audiência pública da saúde, realizada no início de agosto era, daquela data a algo em torno de 30 dias, tempo para corrigir uns “probleminhas” no telhado; já se passaram mais de 60 dias e nada!!!