Vereadora Tieza articula reunião sobre trânsito da área central

Vereadora Tieza articula reunião sobre trânsito da área central

01/12/2011 0 Por Tieza Vereadora

A vereadora Tieza reuniu-se na tarde da última quarta-feira (30), na Acia – Associação Comercial de Araçatuba, com alguns comerciantes do centro da cidade convidados por Omar Jundi, com o secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Arcanjo da Cruz e o presidente da Acia, Wilson Marinho, para debater sugestões de alteração no trânsito da área central de Araçatuba, que encontra-se caótico.

O comerciante Omar Jundi, que fez contato em setembro com a Secretaria de Mobilidade e não obteve retorno, solicitou ajuda da vereadora Tieza, na expectativa de que alguma atitude, por parte da municipalidade, pudesse ser tomada de imediato, para amenizar as grandes dificuldades que todos estão tendo para estacionar no centro da cidade, pela falta da área azul e falta de disciplinamento no estacionamento dos veículos. Preocupada com o problemas do trânsito na cidade e com a ausência da “área azul”, a vereadora Tieza não demorou a fazer as articulações com o secretário de Mobilidade Urbana, que sugeriu a Acia como local da reunião. Os comerciantes se mostraram ansiosos por uma solução porque vivem a época do Natal – a melhor época do ano para o comércio -, e a situação caótica do trânsito pode comprometer suas expectativas de sucesso com as vendas.

A reunião teve início com a fala de Omar Jundi, que fez um breve relato dos pontos mais críticos relativos ao trânsito, seguido da intervenção do sr. Wilson Marinho, presidente da Acia, com duras críticas ao trabalho dessa administração em relação ao trânsito de modo geral e às condições do calçadão da Marechal. A vereadora Tieza disse da expectativa com relação ao novo sistema de rotativo que deve ser implantado mas que, enquanto isso não se concretiza, algo deverá ser feito, e de maneira rápida, para aliviar a situação extremamente grave de estacionamento na zona central. Outros participantes também fizeram suas considerações acerca do trânsito e o Secretário Paulo Arcanjo, além de expor suas dificuldades de estrutura da Secretaria de Mobilidade, anunciou para breve a implantação do rotativo, que terá que ser submetida a licitação, aprovação da Câmara e até audiência pública, como é o desejo do Secretário. Todos esses procedimentos, na visão da vereadora Tieza e também da maioria dos presentes, demandarão tempo e o Natal – época valiosa para os comerciantes – está aí, o que exige da Administração e da Secretaria da Mobilidade uma atitude imediata.

Várias sugestões foram apresentadas, dentre elas: o aumento no número de agentes de trânsito para coibir abusos; pequenas mudanças em relação a pontos de taxi e também de “coletivos”; revisão no espaço destinado a “carga e descarga” de mercadorias; apelo aos comerciantes para que evitem utilizar as poucas vagas disponíveis com seus veículos e de seus funcionários; a liberação do estacionamento de carros de passeio na Duque de Caxias, no trecho compreendido entre a Carlos Gomes e a Marechal Deodoro, ficando a quadra da Marechal até a avenida dos Araçás apenas para motos; a sensibilização de motoristas e pedestres em relação às mudanças; entre outras sugestões.

Embora o Secretário Paulo Arcanjo não tenha sinalizado concretamente a respeito de adotar uma ou outra sugestão debatida, comprometeu-se a tomar medidas, nos próximos dias para, ao menos, atender os comerciantes nessa época especial. Por mais de uma vez, afirmou não ser adepto de paliativos mas pareceu sensível ao apelo dos comerciantes. A vereadora Tieza reiterou suas críticas acerca da desorganização generalizada do trânsito, sobretudo no centro da cidade, e o seu entendimento de que “enquanto o ideal – no caso, o novo rotativo – não se concretiza, algo deve ser feito ao menos para melhorar a segurança e não impedir o acesso do consumidor ao centro para suas compras”.