A saúde em pauta

27/02/2012 0 Por Tieza Vereadora

Na última sexta-feira, após comparecer por quase uma hora na Audiência Pública de Prestação de Contas das atividades da Secretaria Municipal de Saúde do último quadrimestre de 2011, a vereadora Tieza teve que deixar o plenário da Câmara pois havia confirmado presença no lançamento da Campanha da Fraternidade.

As questões que tinha destacado para a Audiência deverão seguir por outro caminho, visto que a primeira hora desse tipo de Audiência é destinada exclusivamente à leitura do documento da Secretaria, não sendo permitidas perguntas ou qualquer outro tipo de interrupção. Tendo comunicado de antemão ao presidente da Casa a necessidade de deixar o plenário, a vereadora Tieza  dirigiu-se ao Teatro Castro Alves, local da solenidade.

O tema da Campanha: “Que a saúde se difunda sobre a terra” pretende chamar a atenção da sociedade e Poder Público para as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que precisam do sistema público de saúde tais como: as longas filas para atendimento, a demora para conseguir exames e a falta generalizada de vagas nos hospitais e de medicamentos; e ainda que possamos dispensar mais atenção aos enfermos. Para a vereadora Tieza, o corte de cinco bilhões de reais no orçamento da saúde pelo governo federal tem feito falta.

A solenidade, que contou com a presença de autoridades (entre elas o prefeito de Araçatuba Cido Sério), vários padres, pessoal ligado à Pastoral da Saúde e outros membros da Igreja Católica, foi comandada pelo Bispo dom Sérgio Krzywy e pelo Coordenador Diocesano da Campanha da Fraternidade, Ivan Longhini. Além da bênção por dom Sérgio, esclarecimentos sobre a campanha e o tema foram prestados pelos coordenadores, palestrantes (um casal de médico e enfermeira) e por um grupo de jovens que fez uma breve encenação.