Placas Nome de Rua

Placa  Nome de Rua

Neste espaço você pode, e deve, indicar as ruas onde não existe placa com o nome. Utilize o FALE CONOSCO e informe o nome da rua e o bairro que entraremos em contato com a empresa responsável, solicitando a instalação da placa. Ajude a resgatar esse direito.

Araçatuba – a cidade das ruas sem placas denominativas 

Uma das coisas que mais me incomodava em nossa cidade eram as ruas sem placas denominativas. Eu, que sempre andei muito pela cidade, notava isso e sonhava em um dia poder ocupar uma posição que me permitisse regularizar essa situação. 

Ao assumir como vereadora em janeiro de 2009, o problema da falta de placas com o nome da rua, foi uma de minhas primeiras pesquisas e talvez a primeira frustração: o governo municipal não se importava com isso e esta parlamentar pouco podia fazer. 

Indiquei em 2009 e 2010, a colocação de algumas a uma empresa de nossa cidade que acho, instalou umas 1500 a nosso pedido; na verdade, quase nada diante da necessidade que hoje sabemos de quanto é. 

Há pouco tempo fiz um requerimento à Prefeitura questionando o interesse dela em resolver ou, pelo menos, amenizar o problema; aguardo resposta. 

Enquanto isso, vamos nos virando com as preciosas informações contidas na matéria do jornalista Sérgio Teixeira, da Folha da Região, do dia 26 de maio, com base em dados do IBGE: 

a) 36% dos domicílios estão em trecho de rua sem qualquer elemento visível de identificação, como placa oficial;

b) 64.825 araçatubenses que vivem nesses locais são afetados de maneira direta pelo problema;

c) Araçatuba ocupa a 17ª colocação no ranking dos municípios situados em vias sem identificação com placas, totalizando 21.472 imóveis nessa condição, de acordo com o Censo 2010; 

Com exceção do item c, sobre o qual não tenho condição de opinar, penso que os números apontados na pesquisa e destacados acima, são modestos em relação ao que a realidade

parece indicar. A prefeitura manifestou, na matéria citada, que está finalizando levantamento sobre o tema. Teremos que aguardar. 

Enquanto isso, eu e minha assessoria, vamos anotando sempre que andamos pela cidade, as ruas onde há falta de placas denominativas. Quem quiser participar desse ato de cidadania, anote também e passe prá gente, por meio do site (http://https://tieza.com.br/), onde temos uma página exclusivamente para isso. 

Tieza 

Maria Teresa Assis Lemos Marques de Oliveira

(Assistente social, jornalista, radialista)