Qual a sua opinião?

Qual a sua opinião?

02/12/2013 0 Por Tieza Vereadora

GabVerTieza - nov/13

GabVerTieza – nov/13

A pergunta: Qual a sua opinião? estava estampada na faixa e colete de assessores da vereadora Tieza, que percorreram 20 bairros de Araçatuba, entre os dias 18 e 22 de novembro,  para saber, por meio de uma enquete, o que as 1023 pessoas entrevistadas pensavam sobre a proibição de pintura de propaganda eleitoral de candidatos em muros e sobre o descarte de “santinhos” pelas ruas da cidade, principalmente perto das escolas onde existe votação.

Enquete no mesmo sentido foi realizada pelo jornal Folha da Região e publicada no dia 15 de novembro de 2013. Participaram dessa enquete 166 pessoas. No site da vereadora – o www.tieza.com.br -, neste mês de novembro, 87 visitantes puderam dar o seu voto, contabilizado até o dia 25. É bom lembrar que a enquete é um instrumento informal de sondagem de opinião; uma ferramenta para aumentar a interatividade e a participação de certo segmento na discussão de determinado assunto, sem qualquer valor científico.

A intenção dessa sondagem pela vereadora Tieza é porque tramita na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei 98/12, de autoria dela, que estabelece:

 

Art. 1.º Fica proibido no Município de Araçatuba pichar, desenhar, escrever ou pintar propaganda eleitoral em paredes, muros e fachadas, em áreas públicas e particulares, visível do passeio público.

§ 1.º A proibição prevista neste artigo estende-se ao descarte de folhetos, volantes e outros impressos de propaganda eleitoral nos logradouros.

§ 2.º Os executores dos serviços e os beneficiários da propaganda prevista neste artigo, respondem pelo ato infracional. 

 Art. 2.º Sem prejuízo das sanções decorrentes da legislação eleitoral e municipal vigentes, estarão os infratores das condutas vedadas nesta lei sujeitos a restaurarem o bem no prazo máximo de vinte e quatro horas  e ao pagamento de multa no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais), dobrado na reincidência.

Parágrafo único. A multa de que trata o “caput” deste artigo será atualizada, anualmente, pela variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística  (IBGE), acumulada no exercício anterior, sendo que no caso de extinção deste índice será adotado outro que reflita a perda do poder aquisitivo da moeda.

Além de conhecer a opinião da coletividade, o resultado da enquete será utilizado pela parlamentar na primeira, das duas discussões do projeto, que consta da Ordem do Dia da sessão da Câmara do próximo dia 3 de dezembro (já que 2 de dezembro é feriado). 

Resultado da enquete à parte, vale destacar o quanto foi enriquecedora essa abordagem das pessoas, que se sentiram prestigiadas porque foram consultadas por aqueles que as representam. Uma delas assim resumiu essa atividade do gabinete da vereadora Tieza: “Como nós da periferia não temos o hábito de ler jornais, quando assistimos a sessão da Câmara pela TV, o que vemos é a lei sendo discutida. Não sabemos o que vai acontecer; mais difícil ainda é alguém pedirem nossa opinião. A vereadora Tieza está de parabéns por essa iniciativa. Nem sabíamos que ia ser votada uma lei sobre isso”.

Além do projeto “Eu ando pela cidade”, levado a efeito desde o início do primeiro mandado da vereadora Tieza, onde ela percorre – geralmente à pé – os bairros da cidade verificando in loco os problemas existentes, neste mandato a novidade é o desejo de aproximar cada vez mais a população das atividades legislativas. A reformulação no seu site com a introdução de mais espaço para a comunidade, e essa enquete, são prova desse compromisso.

Para saber mais:

a)   a enquete foi aplicada em 20 bairros: Etemp, Engenheiro Taveira, São José, Paraíso, Planalto, Palmeiras, Guanabara, Jussara, Morada dos Nobres, São Rafael, Santana, Castelo Branco, Antônio Pagan, Taane Andraus, Dona Amélia, Água Branca I, Umuarama, Hilda Mandarino, João Batista Botelho e Centro (Calçadão da Marechal e Terminal de Ônibus Urbano)

b)      o procedimento: a equipe se instalava num certo ponto do bairro e abordava as pessoas que passavam pelo entorno. Quando atingiam 50 participações, convidavam uma pessoa da comunidade para acompanhar a apuração do resultado.

Os resultados:

Folha da Região

Site: www.tieza.com.br

Bairros

Você é a favor da proibição da propaganda eleitoral em muros?

(  ) Sim

(  ) Não



O que você acha do projeto da vereadora Tieza que pretende proibir a pintura de propaganda eleitoral em muros?

(  ) Excelente ideia porque além de a cidade ficar feia, tem gente que “vende” o muro, o que é crime

(  ) Não concordo; isso faz parte do processo eleitoral

(  ) Não tenho opinião formada sobre o assunto

O que você acha de uma Lei que proíba pintura de propaganda eleitoral em muros e o descarte de “santinhos” na rua e em frente às escolas?

(  ) Excelente ideia

(  ) Não concordo

(  ) Não tenho opinião formada

 Os gráficos: