9º Circuito da Queima do Alho é realizado em Araçatuba

9º Circuito da Queima do Alho é realizado em Araçatuba

12/06/2017 0 Por Tieza Vereadora

No último domingo, 11, no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, foi realizado o 9º Circuito da Queima do Alho do Interior Paulista. O evento teve início às 11h e contou com comidas e músicas típicas do mundo do sertanejo raiz.

Presente, a secretária da Cultura e vereadora licenciada Tieza falou sobre a festa. “É muito legal que as pessoas continuem dando o devido valor e respeito à memória dos peões de boiadeiro. E esse evento de hoje está muito gostoso e animado. Parabéns aos organizadores.”

O site Norteando Você escreve a respeito da história da Queima do Alho. Leia abaixo:

A origem da expressão “Queima do Alho”, como é conhecido o cardápio típico do mundo sertanejo, ainda é um grande mistério mesmo para os mais especializados cozinheiros desse segmento. Há várias versões, mas nenhuma conclusiva. O fato é que a comida tem sua marca registrada, nasceu do cardápio mais comum oferecido aos peões de boiadeiro, os homens que, sobre o lombo de cavalos, transportavam grandes boiadas pelos estados brasileiros, predominantemente da região centro-oeste para região sudeste. As viagens duravam semanas, até meses, e para alimentar quem cavalgava por 12 horas por dia era preciso reforçar a comida, o que na época era entendido como acrescentar carne a todos os pratos.